Festival de Teatro do Sul e Sudoeste Baiano começa no próximo dia 12 em Jequié

O Festival de Teatro do Sul e Sudoeste Baiano começa no próximo dia 12 em Jequié. O evento que reúne grupos de teatro das regiões Sul e Sudoeste do Estado acontecerá no Centro de Cultura ACM, de 12 a 21 de dezembro, com apresentações gratuitas de espetáculos às 15h. e 20h. (ver programação do evento). O projeto idealizado pelo produtor e gestor cultural Alysson Andrade e pelo diretor teatral Ricardo Barnabé, conta com o patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, SecultBA e Fundo de Cultura da Bahia.

Este ano, a programação do evento conta com 10 (dez) espetáculos selecionados no mês de novembro. Com corpo de jurados formado por Astro Brayner, Tony Souza e Marquinhos Nô, o projeto dinamizará, durante uma semana, a programação do Centro de Cultura ACM envolvendo grupos e demais trabalhadores do teatro regional.

PROGRAMAÇÃO
12/12/2013, quinta – feira, – Centro de Cultura ACM, entrada franca:

15h.
Espetáculo: CIRANDAS E RODAS
Grupo: Cia. Ciênicos.
Município: Jequié – BA.
Direção: Maria de Souza
Sinopse: Em um castelo imaginário, o imperador do centro do mundo passa dias e dias a se recordar de histórias contadas pelos seus antepassados. “Cirandas e Rodas” trás ao palco estudantes do segundo semestre do curso de Licenciatura em Teatro e Dança da UESB, que, com cantigas e brincadeiras da cultura brasileira tradicional tecem o fluxo de uma viajem pelo universo infanto-juvenil.

20h.
Espetáculo: BAIANIDADE BAIANA
Grupo: Cia. Baiana de Risos
Município: Ilheús-Ba.
Direção: Alberto Damit e Marco Antonio
Sinopse: A peça fala da Diversidade Cultural do País, que mesmo apesar da globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico tentando, através dos meios de comunicação criar uma sociedade mais homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A Cultura de cada região é um desses aspectos que resiste a essa homogeneidade mantendo seus costumes e tradições.

14/12/2013, sábado, às 20h. – Centro de Cultura ACM, entrada franca:
Espetáculo: HERANÇAS DE UM MUNDO ESQUECIDO
Grupo: Cia. Itinerante de Artes Cênicas.
Município: Barra do Choça – BA.
Direção: Murilo Donato
Sinopse: “Heranças de um Mundo Esquecido” é um espetáculo que tem um aspecto provocativo, no sentido de mexer com certos conceitos pré-concebidos da sociedade atual. O texto tem como característica o de estimular o público a diversas interpretações de acordo com o grau de conhecimento de cada um a cerca da história da humanidade e seus feitos.

15/12/2013, domingo, às 20h. – Centro de Cultura ACM, entrada franca:
Espetáculo: CÂNTICOS SERTÂNICOS – VOZES DA SECA
Grupo: Cia. Itinerante de Artes Cênicas.
Município: Barra do Choça – BA.
Direção: Murilo Donato
Sinopse: O espetáculo fala sobre um povo estigmatizado desde suas mãos talhadas ao espírito de fé, traduzidos em cânticos de agruras e esperança. Essa obra foi construída sobre o tripé: seca, crença e festividade.

16/12/2013, segunda-feira, às 20h. – Centro de Cultura ACM, entrada franca:
Espetáculo: THE CELIO CRUZ SHOW – O NOSSO IBOPE É VOCÊ!
Grupo: Estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro da UESB – 2012.1
Município: Jequié-BA.
Direção: Joadson Prado
Sinopse: O Espetáculo apresenta um programa de televisão, suas personas com situações bastantes polêmicas e seu grande herói, Célio Cruz. Trata-se de uma comédia que busca o riso ou o sofrimento daqueles que fazem a audiência do programa, você.

17/12/2013, terça-feira, às 20h. – Centro de Cultura ACM, entrada franca:
Espetáculo: ANALFABETOS VIRTUAIS
Grupo: (não informado)
Município: Itabuna- BA.
Direção: Gideon Rosa
Sinopse: (não enviada)

18/12/2013, quarta-feira, às 20h. – Centro de Cultura ACM, entrada franca:
Espetáculo: ANTI-NELSON RODRIGUES
Grupo: Cia. Fina Fulô.
Município: Jequié – BA.
Direção: Maria de Souza
Sinopse: O espetáculo trata do garoto Oswaldinho, rico e minado pela mãe, Tereza, e desprezado pelo pai, Gastão. Leleco é amigo do rapaz desde a infância e também companheiro de confusões. Joice é uma suburbana, filha de Salim, um simpático velho superprotetor, que de tudo desconfia. As histórias destes personagens se cruzam (…).

19/12/2013, quinta-feira, às 20h. – Centro de Cultura ACM, entrada franca:
Espetáculo: ONÀ
Grupo: Ubuntu.
Município: Poções – BA.
Direção: Lilian Almeida
Sinopse: Um menino e uma menina, duas energias em busca de um caminho, um rumo, um prumo, um sábio na busca de respostas e pistas que brincam com aquilo que denominamos de vida!

20/12/2013, sexta-feira – Centro de Cultura ACM, entrada franca:
15h. (espetáculo infantil)
Espetáculo: PLUFT – O FANTASMINHA
Grupo: Cia. Teatral Arte & Expressão.
Município: Porto Seguro – BA.
Direção: Adriano Cutrim
Sinopse: O clássico de Maria Claro Machado escrito em 1954 mostra a qualidade da literatura Brasileira. O espetáculo agrada adulto e criança, com cenas de humor, aventura, e busca dos sonhos através da amizade, por um caminho que leva a descobrir o que realmente a vida tem de valiosa.

20h.
Espetáculo: AGRESTE
Grupo: Cia de Teatro Trancos & Barrancos.
Município: Cândido Sales – BA.
Direção: Gabriela de Souza
Sinopse: Agreste é um espetáculo baseado na narrativa de uma história de amor que nasce do pó, cresce entre espinhos, ganha o sertão e se depara com o piorflagelo da alma humana: a seca.

21/12/2013, sábado, às 9h – Centro de Cultura ACM, entrada franca:

Solenidade de premiação e encerramento.




Deixe seu comentário