Outubro Rosa em Jequié conscientiza sobre câncer de mama

A Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria de Saúde, reforça seu apoio a Campanha Outubro Rosa. O Centro de Saúde Almerinda Lomanto realizará no dia 18 de outubro o “Dia Rosa”, com palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama, às 14h, na própria Unidade. Neste dia haverá o agendamento para o exame preventivo de todas as mulheres que também serão encaminhadas para o exame que detecta o câncer de mama.

O mês de Outubro é marcado pelo movimento de prevenção ao câncer de mama em todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa doença é o tipo mais comum de câncer que acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, mais de 52 mil casos novos da doença. Para reverter essa estatística, bem como informar e conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, é que entidades governamentais, empresas e a sociedade em geral se mobilizam no mês de outubro. É o chamado Outubro Rosa.

Outubro Rosa

Criado em 1997, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa tem o objetivo de alertar a população feminina para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Todo o trabalho de esclarecimento ocorrido desde então tem conscientizado as mulheres quanto ao aparecimento da doença e a importância de diagnosticá-la logo no início.

Diagnóstico

Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, a indicação é a mamografia. Já entre os 50 e os 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama – as que possuem mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino – devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.




Deixe seu comentário